7ª. Exposição e Feira A Arte Transforma será domingo

A Casa Estúdio Fê Provinciatto promove a 7ª. Exposição e Feira A Arte Transforma no próximo domingo (dia 4), com os trabalhos desenvolvidos por cerca de 100 alunos, no espaço Chicago Eventos, em Piracicaba, das 14 às 19 horas, com entrada franca.
Coordenada pela professora Fernanda Provinciatto, o objetivo da exposição é valorizar a arte produzida por cada criança, adolescente ou adulto, de forma leve e espontânea, afinal, a arte transforma maneiras de pensar, agir e se expressar, transforma vidas.
“A exposição é feita para a família, não apenas para o artista. Por isso, levamos diversas atividades para todas as idades”, informa Fernanda. “Para as crianças temos oficina de brincadeiras diversas, cama-elástica, oficina de origami, pintura de rosto e, o que não podia faltar, e espaço ao ar livre para desenhos. E para o público como um todo, artesãos e praça de alimentação”.
Fernanda ressalta que todas essas atrações fazem com que as pessoas fiquem no espaço mais tempo, criando uma memória desse momento, do evento. Assim, os nossos alunos, pequenos ou grandes, se sintam valorizados. “Os visitantes acabam enxergando a arte com o potencial que ela tem, de fato”.
Fernanda lembra que “é muito importante trabalhar com arte, com desenho e pintura, porque desenvolve várias habilidades, não apenas para virar um artista, mas para a vida. As habilidades que o desenho é capaz de desenvolver fazem com que as pessoas usem em qualquer situação da vida”.
Como exemplo, a professora esclarece que se for trabalhar em uma empresa como engenheiro, trabalha a intuição, a imaginação, a criatividade, melhora a autoestima, a concentração e o raciocínio lógico. “Tudo que é necessário para produzir arte”.
“São habilidades que você usa para a vida em todas as situações. É importante ressaltar que qualquer idade pode começar, porque desenhar é uma coisa que toda criança faz, a gente nasce desenhando. Com o passar do tempo, as pessoas param de desenhar por vários motivos e acabam deixando de lados essas habilidades”, lembra Fernanda.
A professora completa que todos conseguem aprender as habilidades pelo método desenvolvido por Fernanda Provinciatto, simples e para todos. As técnicas usadas na Casa Estúdio e denominada de Método Rafi, do Rabisco à Arte Final, “porque começamos a rabiscar e um monte de rabisco vira um desenho”.
“Na Casa Estúdio o aluno faz a proporção, o esboço, o desenho, a faxina e, depois, a arte final, que é a pintura”, resume Fernanda. “Também, procuro trabalhar com várias técnicas de pintura, justamente para desenvolver o lado mais artístico. Então, os alunos não ficam preso somente as técnicas. Respeitamos a individualidade e criatividade de cada um. Transformamos um desenho em uma obra de arte”
Quem é Fernanda Provinciatto
Fernanda Provinciatto é artista educadora, formada em Pedagogia, pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Entre outras formações estão a de Arte Terapia, Desenho Básico e Publicitário e Artístico, Pós-Graduação e Licenciatura em Artes.
Após formação em Magistério, atuou em escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, tendo passagem pela rede municipal de Educação de Piracicaba, Colégio Jardins, Colégio Piracicabano, Coopep e Anglo Cidade Alta, além de ter atuado como professora particular de diferentes disciplinas dos ensinos fundamentais I e II.
Desde 2013, iniciou as aulas de Desenho e Pintura na sala de casa. Nessa época, tinha apenas 3 alunos. No ano seguinte, a procura aumentou e foi feito o primeiro evento A Arte Transforma, com 15 alunos e seus familiares.
Atualmente, Fernanda tem a Casa Estúdio Fê Provinciatto, uma escola de desenho e pintura, atendendo cerca de 100 alunos a partir de 5 anos, sem limite máximo de idade.
Casa Estúdio
Com cerca de 100 aluno, a Casa Estúdio Fê Provinciatto fica localizada à rua Dr. João Sampaio, nº. 2299 – Vila Independência, em Piracicaba. A idade mínima para começar é 5 anos e meio, “quando a criança já começa a desenvolver habilidade de abstração eu torna possível ensinar as técnicas de desenho”, disse Fernanda. “Idade máxima? Para a produção da arte não existe idade máxima, podemos começar a qualquer momento da vida. Basta vontade e determinação”.
@feprovinciatto
@casaestudiofp
@arte.transforma
(19)999473050
Canal YouTube
https://www.youtube.com/@fernandaprovinciatto8750
Serviço
- 7ª. Exposição e Feira A Arte Transforma
- Dia: 04\08\2024
- Horário: 14h às 19h
- Local: Chicago Eventos
- Rua Guilherme César de Mattos, 900 – Chácaras Água Branca
- Piracicaba – SP
- Entrada franca
Publicar comentário