A carregar agora

Educação de Piracicaba registra Ideb de 6,4, número acima do índice nacional

Ideb Piracicaba

Educação de Piracicaba registra Ideb de 6,4, número acima do índice nacional

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023 mostram que a Rede Municipal de Educação de Piracicaba alcançou uma nota de 6,4; superior ao índice nacional – considerando as escolas da rede municipal do país – que foi de 5,8.  Referente a média das escolas públicas e privadas, o Brasil registrou um índice de 6,0.

Considerando a média estadual, que foi de 6,2, 31 das 45 escolas de Ensino Fundamental (Anos Iniciais – do 1º ao 5º ano) da Rede Municipal que fizeram a avaliação no ano passado superaram ou se igualaram à média alcançada pelas escolas do Estado de São Paulo.

As escolas que atingiram os maiores índices na avaliação foram: Maria Benedicta Pereira Penezi (8,0); Manoel Rodrigues Lourenço (7,9); Ilda Jenny Stolf Nogueira (7,9); Alberto Thomazi (7,8) e Joaquim Carlos Alexandrino de Souza (7,8).

As escolas rurais de Piracicaba também tiveram destaque nas notas do Ideb 2023, registrando crescimento expressivo. A escola municipal Maximiano Fermino Gil, localizada no bairro de Anhumas, passou de um índice de 5,3 no Ideb em 2021 para 6,2 em 2023. A unidade de Artemis, Décio Miglioranza, subiu de 6,3 em 2021 para 7,0 no ano passado; e a escola Manoel Rodrigues Lourenço, do bairro Pau Queimado, aumentou o Ideb de 7,1 em 2021 para 7,9 em 2023.

Destaca-se ainda que 27 escolas da rede municipal cresceram no índice na comparação com as notas de 2021, que foi de 6,3.

O índice registrado por Piracicaba mostra que a educação municipal está retornando ao patamar de desenvolvimento registrado antes da pandemia, demonstrando que a rede conseguiu se recuperar das perdas educacionais ocorridas neste período e atingindo a meta estabelecida pela gestão.

O Ideb é considerado o principal indicador de educação do Brasil, foram divulgados ontem, 14/08, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

COMPARATIVO – Na coletiva de imprensa realizada para apresentar os dados, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que os resultados do Ideb foram impactados pela pandemia do coronavírus, uma vez que sua metodologia compreende medidas do aprendizado e da trajetória regular dos alunos entre as etapas de ensino. O cálculo do indicador de 2021 seguiu a mesma metodologia proposta em 2007, utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador.

METAS E PROJEÇÕES – O Ideb é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.

Publicar comentário