Boletim Markesalq aborda práticas de Greenwashing no agro
Recorrer às estratégicas de marketing a fim de reforçar uma postura ambientalmente responsável e atrair consumidores preocupados com a sustentabilidade, sem realmente adotar medidas significativas para reduzir seu impacto ambiental. Em poucas linhas, este é o conceito de greenwashing, postura empresarial com objetivo de criar uma imagem verde para melhorar a reputação e aumentar vendas.
Com discussões e implicações desta prática, o boletim Markesalq de agosto aborda o Greenwashing e sua Presença no Agro. A partir de revisão bibliográficas e estudos de caso, a publicação reforça que, no Brasil, esforços de marketing empresarial a fim de ocultar práticas antiecológicas realizadas pelo agronegócio vêm sendo amplamente utilizadas na tentativa de conquistar maior credibilidade de seus consumidores e controlar a informação dos danos das práticas do agro, como agrotóxico e mutações genéticas.
Além do conceito e reflexão sobre o tema, a edição deste mês aborda, como estudos de caso, a campanha Agro é pop, agro é tech, agro é tudo! da Rede Globo e um anúncio da FPA (Frente Parlamentar Agrária, conhecida também como bancada ruralista)
O boletim Markesalq é desenvolvido por professores e alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Acesse a edição clicando aqui.
MarkEsalq – O Boletim MarkEsalq é uma publicação periódica do grupo de pesquisa e extensão em Marketing e Gestão, o MarkEsalq, que foi criado em 2011 na Esalq/USP e que tem como missão gerar e disseminar conhecimento sobre marketing e gestão a seus membros e a sociedade como um todo. É coordenado pela acadêmica Jeniffer de Souza França, supervisionado pelo coordenador do grupo, o professor Eduardo Eugenio Spers e tem como jornalista responsável a Mariana Vizoto e como editores os professores e Hermes Moretti Ribeiro da Silva. Tem como parceria a empresa Moretti Design.
Saiba mais em https://www.markesalq.com.br/boletim-markesalq
Publicar comentário