Documentário sobre o Salão de Humor será exibido no cinema do Shopping Piracicaba
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que este ano atinge a 51ª edição e é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), é tema do documentário Traços do Amanhã, que terá estreia no sábado, 24/08, às 10h, no cinema do Shopping Piracicaba. A entrada é gratuita. A produção é da Chiaro Filmes, com apoio do Pecege.
A apresentação será aberta ao público com entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingressos por meio do site: https://bit.ly/3yIpKLK.
O lançamento do documentário faz parte do calendário de eventos que comemoram os 257 anos de Piracicaba.
Com o propósito de enaltecer e apoiar um projeto tão importante para a cultura piracicabana e fomentar o debate sobre arte e tecnologia, o documentário é um longa-metragem que foi iniciado em 2023, ano em que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba completou 50 anos, e será apresentado ao público às vésperas da 51ª edição do evento – a edição de 2024 será inaugurada no dia 31/08, a partir das 19h, no Engenho Central.
De acordo com Juliana Oliveira, que divide a direção do documentário com Felipe Amaral, o Salão Internacional de Humor serviu de inspiração para o documentário que traz um breve panorama sobre as artes gráficas e, ao lado de grandes nomes que fizeram a história deste evento, faz uma reflexão sobre as possibilidades das ferramentas digitais, em especial as que utilizam Inteligência Artificial na construção de trabalhos artísticos.
“Este trabalho tem grande importância para o fortalecimento da produção audiovisual no interior de São Paulo. Ele traz visões plurais sobre um tema que vem batendo à porta de diversos setores e chegou com imensa força à área audiovisual e artística”, destaca Juliana.
O projeto conta com grandes artistas brasileiros como Laerte, Carol Ito, Lucas Leibholz, Bruno Hamzagic e Gustavo Paffaro. Também tem a participação do atual diretor Junior Kadeshi e de Ciça e Zélio, fundadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que levantam importantes questões, como o desafio que o Salão pode enfrentar para se manter relevante e continuar atingindo um grande público, além de se mostrar receptivo à chegada de novos artistas.
“Nas primeiras reuniões com a equipe da Chiaro Filmes, percebemos que a história do Salão sempre foi celebrada olhando pela perspectiva do que se passou. Aí, surgiu a ideia de falar sobre os próximos 50 anos. O Salão passou por diversos desafios desde 1974. Ditadura, pandemia são alguns deles. Além disso, muitas mudanças vieram com a evolução das tecnologias, como os desenhos digitais, esculturas em 3D e, agora, a Inteligência Artificial. Temos que olhar para trás, nos últimos 50 anos, com o foco de manter vivos o DNA e a história do Salão. Porém, não podemos deixar de olhar pra frente e nos adequar a um mundo que se transforma rapidamente, com seus desafios e oportunidades. É disso que trata o documentário”, comenta Kadeshi.
SERVIÇO – Estreia do documentário Traços do Amanhã, sobre o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Sábado, 24/08, às 10h, no cinema do Shopping Piracicaba. Avenida Limeira, 722, bairro Areão. Classificação livre. Entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingressos por meio do site: https://bit.ly/3yIpKLK. Informações: 3403-2600.
Publicar comentário