A carregar agora

Sindomésticas realiza conversa sobre direitos da categoria

Sindomésticas

Sindomésticas realiza conversa sobre direitos da categoria

Como parte das atividades do Sindomésticas nos Bairros, o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Piracicaba promove no próximo sábado, 26, uma Roda de Conversa com moradores da região da Vila Industrial. O evento vai tratar sobre temas de interesse das empregadas domésticas, como direitos trabalhistas, direitos previdenciários e cuidados com a saúde das mulheres.

A entidade já promoveu atividades semelhantes na sua sede, no centro da cidade, mas pretende agora realizar os eventos nas diferentes regiões de Piracicaba. “Nós vamos aproximar o Sindicato da categoria, facilitando a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores domésticos”, afirma Ivone Rodrigues, presidente do Sindomésticas.

Ivone lembra que um dos maiores desafios da entidade é conscientizar a categoria sobre os direitos que possui, pois durante muitas décadas os trabalhadores domésticos foram privados dos direitos trabalhistas, situação que só mudou significativamente no Brasil após a tramitação da PEC das Domésticas, aprovada pelo Congresso em 2013 e regulamentada em 2015, por meio da Lei Complementar nº 150.

“A PEC das Domésticas estabelece igualdade de direitos entre as domésticas e os demais trabalhadores, nos garantindo direitos até então negados, como jornada semanal de trabalho, décimo terceiro salário, pagamento de horas extras, adicional noturno, seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e pré-escola, entre outros”, explica Ivone.

Ela lembra que o Sindicato está preparado para orientar as trabalhadoras e também tomar todas as medidas necessárias para que tenham seus direitos respeitados, inclusive na esfera jurídica. “Nós fazemos o atendimento, orientamos e também fazemos o encaminhamento de ações trabalhistas quando necessário”, afirma.

Saúde

Outro tema a ser destacado durante a roda de conversa deste mês será a importância do autocuidado com a saúde das mulheres, em sintonia com a campanha Outubro Rosa, que destaca a necessidade de medidas preventivas em relação ao câncer de mama e outras doenças que afetam de modo especial as mulheres.

“As empregadas enfrentam longas jornadas de trabalho, pois além de atuarem profissionalmente, na maioria das vezes são as responsáveis pelo cuidado com suas casas. Por isso, nem sempre sobra tempo para o autocuidado”, ressalta Ivone. Neste sentido, o Sindicato apresenta informações sobre as alternativas para que façam exames preventivos periódicos e busquem tratamento sempre que necessário.

A Roda de Conversa será realizada com apoio da Associação dos Moradores da Vila Industrial, que está auxiliando na divulgação e viabilização da infraestrutura necessária. “Nós sabemos a importância deste evento na nossa comunidade e temos feito contato principalmente com as empregadas e empregados domésticos que moram na nossa região”, observa Valdir Calsavara, presidente da Associação.

A Roda de Conversa acontece no Centro Social da Vila Industrial, à rua Cândido Portinari, 445 (ao lado da UBS da Vila Industrial). O evento tem início às 15 horas e é aberto a todos os interessados, não havendo necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp do Sindicato: (19) 97822.5902.

Publicar comentário