Quando um chá de jasmim impulsiona Arte e Ciência
Roger Marza
“Uma leve brisa faz dançar as folhas da figueira, refletindo a luz do sol de inverno das 14h do dia 23 de agosto, em São Paulo. Desde que a árvore começou a dar frutos, a artista Tânia Fraga ainda não conseguiu sentir os seus sabores. É que seu jardim, no 14º andar de um prédio na Vila Buarque, transformou-se em oásis. Num bater de asas, entre o ácido concreto do Minhocão e a onda pétrea de Oscar Niemeyer no Copan, os pássaros preferem a companhia dos figos, das flores e até do capim-cidreira que há naquelas alturas, apesar da ameaça dos gatos da artista. ‘Já tirei passarinho vivo da boca de um deles!'”
Foi assim que comecei a reportagem “O corpo fala”, publicada em janeiro de 2019 na Galileu, quando a revista era vendida em banca. Naquele ano de 2018, quando visitei o ateliê de Tania, a editora Giuliana de Toledo (hoje na Folha de S.Paulo), mesmo sem me conhecer, aceitou uma sugestão de pauta que enviei por e-mail sobre o BINGO, radiotelescópio gigante que está sendo construído no sertão da Paraíba, acrônimo em inglês de Observações de Gás Neutro das Oscilações Acústicas Bariônicas, um dos maiores radiotelescópios para se “ouvir” o Universo no mundo buscando aprofundar as pesquisas sobre a chamada “radiação cósmica de fundo”, ecos eletromagnéticos da grande explosão que teria ocorrido no Big Bang. (leia a reportagem neste link)
O BINGO abriu caminho para uma colaboração gratificante com a Galileu. E Giuliana uma grande editora, que me deixava “viajar na maionese” nos textos que eu escrevia. Naquele ano, em um encontro na casa do artista sonoro Nicolau Centola, que hoje vive na Alemanha, conheci Hosana Celeste, uma artista cientista que me contou sobre as maravilhas entre a arte e a ciência, fruto de estudos que a levaram a uma linda tese sobre a arte do biofedeedback. Encantado com o assunto, Hosana, atualmente professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), me passou sua tese e o nome de vários artistas cientistas e neurocientistas. E, entre os nomes, constava Tania Fraga, uma artista cientista que desde a década de 1980 cria poéticas computacionais. Feito contato com a entrevistada, fui visita-la em seu ateliê e adorei o espaço, os gatos, as plantas.
Por causa dessa reportagem na Galileu, publicada em janeiro de 2019, especialmente da forma poética com a qual eu abri o texto, acabei criando uma amizade com a artista cientista, que vê beleza profunda na matemática, um universo bem distante do meu. Infelizmente, a reportagem “O corpo fala” não está disponível na web. Com Tania, fiz uma edição do podcast Sopros de Prosa, que está meio devagar. Pudera, não dá tempo de fazer tanta coisa!
Em dezembro daquele ano, ela me convidou para vivenciar uma de suas obras, o Jardim de Epicuro, uma instalação artística computacional na qual ondas cerebrais fazem flores desabrocharem e jardins crescerem. Durante o Laser Talk/SP, evento promovido pela revista norte-americana de arte e ciência Leonardo, realizado no ateliê da artista multimídia, eu usei um capacete neural que transmitia suas sensações para a obra interativa. A performance contou também com a participação da artista francesa Isabelle Arvers, que captava os dados de EEG e os transformava em uma projeção artística na parede.
Nunca me esqueço que, um dia antes, durante um ensaio à tarde, estávamos testando o capacete neural enquanto eu tocava sax e fizemos uma pausa. Ainda com os eletrodos na cabeça, Tania me deu uma xícara de chá de jasmim, e o sabor daquele líquido me provocou sensações que explodiram em flores no Jardim de Epicuro! Dizem as más línguas que não era chá de lírio não (risos!), mas realmente foi uma experiência incrível. Sem os amigos e a sensibilidade de Giuliana e Tania, nada disso teria acontecido. Aqui está trechos da apresentação no ateliê de Tania.
Assista um trecho da histórica performance: https://www.youtube.com/watch?v=9H1mS2Xt6-4&t=48s
* Roger Marza é jornalista, músico que improvisa com paisagens sonoras da natureza e estudante de Pós-Graduação em Musicoterapia da Faculdade Mozarteum de São Paulo
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