Esalq recebe acervos de museus da USP
A diversidade do conhecimento produzido e preservado pelos museus estatutários da Universidade de São Paulo (USP) – o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Zoologia (MZ) e o Museu do Ipiranga, que integra o Museu Paulista (MP) – estará em exposição na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), no Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, no espaço Jumbão.
A mostra, que ocorrerá entre os dias 2 e 31 de outubro, das 9h às 18h, faz parte das celebrações dos 90 anos da USP, percorrendo todas as cidades com campus da Universidade: Ribeirão Preto, Pirassununga, Bauru, São Carlos, Piracicaba, Lorena e São Paulo. Com uma abordagem imersiva e digital, a exposição proporcionará ao público a oportunidade de explorar e descobrir os museus estatutários da USP, que abrigam alguns dos mais importantes acervos do Brasil.
Com seções exclusivas, os quatro acervos estarão reunidos em um único espaço, combinando recursos de realidade virtual com peças físicas selecionadas, criando uma experiência única para o público. As simulações e criações virtuais foram desenvolvidas internamente pela equipe do Centro de Inovação da USP (InovaUSP).
A visitação começa com “4M”, um documentário imersivo em formato de videoinstalação, produzido pelo artista e videomaker Tadeu Jungle. O acervo do MAC inclui a exibição “Boccioni no Brasil”, com destaque para a réplica da famosa obra Formas Únicas da Continuidade no Espaço, além da mostra “Tempos Fraturados”.
A contribuição do MAE explora a ocupação indígena, passada e presente, na cidade de São Paulo, exibindo artefatos e uma projeção tridimensional do sítio arqueológico Abrigo Itapeva. O MZ apresenta a evolução animal com uma seleção de fósseis e impressionantes exemplares de dinossauros, incluindo um descoberto por sua equipe. Já o MP destaca a diversidade da sociedade paulista através de retratos históricos e coleções de porcelanas, além de oferecer uma visita às salas expositivas do Museu do Ipiranga e à icônica obra “Independência ou Morte!”.
A exposição, com entrada gratuita, receberá visitantes espontâneos com a opção de tours autoguiados, além de monitores e um programa educativo voltado para grupos e escolas das cidades onde será exibida.
O evento foi idealizado pela vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, com coordenação do pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária, Hussam El Dine Zaher. Mais informações e agendamentos de grupos podem ser encontrados em: expomuseu90anos.usp.br/
Publicar comentário