5ª. FLIPIRA acontece no Engenho Central
A 5ª FLIPIRA – Festa Literária de Piracicaba, acontece de amanhã até domingo. A abertura será será na Biblioteca Municipal, na noite dessa sexta-feira (25) e as demais atividades de sábado e domingo no Engenho Central de Piracicaba. Com extensa programação, a 5ª. FLIPIRA, que surgiu sob a liderança dos grupos literários de Piracicaba, CLIP, GOLP, com apoio também da Academia Piracicabana de Letras, tendo como coordenadora geral a escritora Raquel Delvaje.
O palestrante da abertura será o professor doutor Armando Alexandre dos Santos, que fará uma análise da obra literária da escritora Cecilia Meireles. Ele é escritor, membro da Academia Piracicabana de Letras, historiador, professor licenciado em História e em Filosofia, doutor na área de Filosofia e Letras, membro da Academia Portuguesa da História e dos Institutos Históricos e Geográficos do Brasil, de São Paulo e de Piracicaba.
O designer piracicabano Pedro Cancelliero Victor participou do concurso para a escolha da arte da Flipira 2024 e seu trabalho foi o escolhido. Ele é formado pela FAAP em São Paulo e atua como designer gráfico na Doroteia Design. É ilustrador no Café Coado Estúdio. Para a criação do logo da 5ª Flipira, Pedro utilizou como referência um dos principais pontos turísticos e local do evento, o Engenho Central de Piracicaba, como elemento principal. Sua silhueta compõe o lettering (FLIPIRA) da identidade, com a letra “i” de Pira representando uma das chaminés do Engenho. E para conectar a 5ª edição com a FLIPIRA, adicionou um céu azul como fundo, com um detalhe recortado na ponta, evocando a forma de um marca-páginas.
HISTÓRICO DO GRUPO OFICINA LITERÁRIO DE PIRACICABA – GOLP
O Grupo Oficina Literária de Piracicaba foi criado em 1989, por sugestão do escritor Ignácio de Loyola Brandão, coordenador de duas oficinas em Piracicaba, com o objetivo de manter os então alunos, em constante contato e promover o desenvolvimento do meio literário piracicabano, através de reuniões, estudos e produção de textos. Loyola fará uma das principais conferências durante O Café Literário do evento, sob a coordenação de Elisabete Bortolin e Marcelo Silva. Loyola é membro da Academia Brasileira de Letras e escreve crónicas semanalmente no jornal “O Estado de S. Paulo”.
Desde a sua criação, o GOLP já lançou vários livros, além de promover palestras com a participação de intelectuais piracicabanos. Os integrantes também participam de comissões julgadoras de concursos literários.
O grupo promoveu muitas oficinas literárias e mantém semanalmente, no jornal “A Tribuna Piracicabana” a página Prosa & Verso, já prestes a completar 20 anos de circulação, que teve a coordenação de Ivana Maria França de Negri e Ludovico da Silva. Com falecimento de Ludovico em 2015, foi substituído por Carmen Pilotto. O grupo mantém um Blog, sempre atualizado, desde 2009 – http://golp-piracicaba.blogspot.com.br/
A Academia Piracicabana de Letras foi fundada em 11/03/1972, portanto, completou 50 anos em 2022.É constituída por 40 acadêmicos e respectivos patronos. Através da Lei nº 5.963 de 02 de dezembro de 1987, foi declarada de utilidade pública pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Já lançou 20 Revistas com textos variados dos acadêmicos.
Tem como objetivo promover pesquisas e estudos sobre a literatura, incentivar e orientar jovens escritores, divulgar os grandes vultos da literatura, realizar a publicações de livros, revistas e conteúdos digitais e organizar eventos literários.
CECILIA MEIRELES
Cecília Meireles ou Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1901 — Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964) foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira. É um nome canônico do modernismo brasileiro, uma das grandes poetas da língua portuguesa e é amplamente considerada a melhor poeta do Brasil, pois que tenha combatido a palavra poetisa por causa da discriminação de gênero que apenas depunha outras artistas, como se houvesse caminhos distintos para um poeta.[1]
Como poeta, seu estilo era principalmente neossimbolista e seus temas incluíam tempo efêmero e vida contemplativa. Embora não se preocupasse com a cor local, o vernáculo nativo ou os experimentos em sintaxe (popular), ela é considerada um dos poetas mais importantes da segunda fase do modernismo brasileiro, conhecida pelo vanguardismo nacionalista. Como professora, ela fez muito para promover reformas educacionais e defendeu a construção de bibliotecas infantis. Entre 1935 e 1938, lecionou na universidade de curta duração do distrito federal do Rio de Janeiro.
Em Piracicaba, um dos seus livros/poemas mais marcantes, o “Romanceiro da Inconfidência”, escrito em 1953, foi transformado em peça de teatro no anos de 1970 , pelo diretor piracicabano José Maria Carvalho Ferreira e encenado no CALQ, por várias semanas, tendo como atores, alunos da ESALQ.
Além de poeta, cronista, teatróloga e jornalista, Cecília também teve uma renomada carreira de tradutora literária, pelo que recebeu mais de um prêmio e reconhecimentos internacionais.
Ela conhecia inglês, francês, italiano, alemão, russo, espanhol, hebraico e dialetos do grupo indo-iraniano, tendo aprendido o sânscrito e hindi. Dentre as obras que verteu ao português, destacam-se as traduções de poemas de Rabindranath Tagore, pelo que recebeu título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Delhi na Índia, além de Charles Dickens, François Perroux, Alexandre Pushkin, Rainer Maria Rilke, os livros Orlando, de Virginia Woolf, a Bodas de Sangue, de García Lorca, e antologias de poesia hebraica e chinesa, esta última constituída por poemas de Li Po e Du Fu.
LISTA DE ESCRITORES INSCRITOS NA FLIPIRA E SUAS OBRAS
Serão 63 autores e quase duas centenas de obras a serem divulgadas e lançadas durante o evento, algumas serão vendidas e outras distribuídas gratuitamente, no dia 25 de outubro, sábado, entre 10 e 18 horas. Seguem autores e obras que comparecerão ao evento.
– Ivana Maria França de Negri
Elias dos Bonecos e Thales Castanho de Andrade para Crianças
– Valter Resende
Os Fabulosos Contos Suburbanos
– Ana Michelucci
Receitinha
– Christina Negro
Histórias que amigos contam
– Maribel Vazquez
Abelardo Estropiado e Refugiadas, escapando de um céu em perigo
– Marcela Montrazi
Dores e amores e As aventuras de Capivalda
-Sueli Ordonhes
Infâncias e Afetos em poesia e Cheiro de Lavanda lugar de histórias e morada
-Júlia Pelluchi Paulillo
A corrida das estrelas; Contos Encantados – Lina e outras histórias e Crônicas sobre os caminhos da vida
– Antônio Alleoni Correa de Godoy
Cem Anos da Estação da Paulista: Uma História de Amor
– Margareth Tassinari
Por um vaso de hortênsias. Novela
– Wana Narval
A reconstrução histórica e cultural da Corporação Musical União Operária na cidade de Piracicaba-SP-história oral e os saberes no campo da educação não formal
– Leonardo Menegatto
A fantástica aventura de Ferdinando e quem eu lá conheci
– Mila Mello
Romances de época (adulto),1740 – A história de Anna, 1862 – A história de Carolina, 1878 – A história de Clarice, 1885 – A história de Laura Infantil e Lena, a coelhinha do cabelo arrepiado
– Lívia Brigoni
O Urubu-Rei e a Preguiça Dorminhoca; Jataí, a abelha que descobriu o seu dom; Martin e Quem mora em mim, o livro
– Cassio Camilo Almeida de Negri
Apenas Palavras
– Luís Tito Kehl
Poemas ao Deus Desconhecido
– Bianca Rosenthal
Castelo tão triste – a verdadeira beleza está no jardim (2a edição); A loja de doces de Lisa e Profissões – novos rumos e homenagens.
– J. S. Negreiros Athayde
Cantares do Brasil e Do Estado de Violência à Violência de Estado
– Daniela Giardino
Ela não viu e A menina que só via o pingo do molho de tomate
– Dil Gonçalves
Menino (infantil); Enquanto você dormia – contos e crônicas e Setembro Marrom – romance autobiográfico
– Simone M. P. Michi
Tião Balalão e a Maleta Mágica ; Razanique e o Livro de Magia
– Graziela Barduco
Minha Tia Conceição
– Simone Botelho
Kaká o menino super capoeira e Aqui no morro tem princesa sim!
– Selma Sena
Travessia e O rio que deságua em mim
– Cecilia Figueiredo
A Casa da Instabilidade; Não é Tarde e Lalá não quer Chupeta
– Sílvia Delázari
Bichinhos Solidários; Coloridas Nuvens; Doce encontro e Fantasia; Catarina – a tartaruga poetisa; Catarina em prosa e verso; Um porquinho diferente; Escrevo
– Roberto Telles de Souza
Xeque-Mate – Memórias de um árbitro Internacional de Xadrez
– Luiz Baltieri
Caminheiros
– Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolin
Festeiros do Divino e Memórias da 197ª Festa em 2023
– Renata P Silva
Lendas de Rundiúna – O Castelo Marsala
– Marcelo Brambilla
O Segredo de Spalla; O Segredo de Spalla: o reencontro e O Segredo de Spalla: revelações
– André Gandolfo
Os livros que as pessoas são; Um minuto para refletir; O alfaiate das linhas do Equador
– Amanda Peres
Trilogia Crônicas de Damayanti: Cidade dos Renascidos (livro 1); Cidade Floresta (livro 2); Cidade Oceano (livro 3) Spin-off da trilogia: Cidade Céu; Suiren Conto de natal: Papai Noel e os 40 gatos: um conto natalino animal!
– Susete Mendes
Antologias de Histórias inventas: Africanas e Indígenas; Aparecida- Uma garotinha muito corajosa! ; Meu amigo Van Gogh ; Noites de Lua cheia de Histórias; Icas erê- Uma poção mágica!
– Juraci Silva
Sempre Escola
– Milton Sankofa
Cadernos Negros 45
– Luísa Novaes
O Menino do Coração Azul (entre outros livros)
– Alex Francisco
A Visita, Corpo Condenado e A Nevasca
– Francisco Bergocce
Universo Teen, viajando pelo mundo da criança e do adolescente; Desconecta; Perigosas aventuras no mundo virtual e Diário de um adolescente
– Zinna Paiva
Fantasma tem medo do quê?
– Stephanie Caroline
Amor, destino final; O último ano do ensino médio; Paradoxo do Tempo e A Escritora em Crise
– Diana Scarpine
O menino que amava o sol; O passado entre nós; Uma chance para recomeçar; As lágrimas em seus olhos; As lembranças em nós; O que a noite esconde
– Renata Giriolli
Sobredor – desabafos em versos públicos e particulares e Melvin – um sorriso sem igual
– Gislaine Nascimento
Depois da chuva tudo mudou; Linhas da vida – Antologia de Contos e Farol das letras – Antologia de Contos
– Su Canfora
Conte uma história para mim! Ed. Scortecci. Infantojuvenil; Caramelo, Flora e a torta de amora. Ed. Scotecci. Infantojuvenil; Voe na imaginação. Ed. Gira Livro. Infantojuvenil. E Florada da Cerejeira. Ed. Scortecci. Poesia.
– Rakel Pinho
Salve a mãe natureza; Ato de brincar e Meu eu
– Sueli Gutierrez
Era uma vez, Conto outra vez. ; A gata de rodas; Desencontos e Quem era Maria Quitéria?
– Helen Furlan Torina
Primeiros contatos; Foto poemas viajantes br e uk; Foto poemas viajantes es
– Mônica Sena
Recriançar II
– Rachel Bueno
Por detrás da porta
– Adilson Litzael, Davi Youssef
Papai, venha logo, estou com fome e Sublime perdão
– Aparecida Vines
“Entre Ingás e Framboesas”
– Nordahl Christian Neptune
Elias dos Bonecos: o protetor do rio sagrado
– Diego Baptista
Império a Vapor – Aisengott a Cidade do Progresso
– Evelyn Gasparetto
AMBAS-semelhanças da vida de Sissi, a imperatriz e Diana, princesa de Gales. O Encontro- o que é preciso perder para encontrar a verdadeira essência.
– Andréia Celegato
Viajando na leitura com Godô
– Márcia Tomiyama
De relógio a dragão; Elas na liderança e Sinto o que conto, conto que sinto
– Nana C. Fabreti
Meu Protetor e Um lugar para recomeçar
– Rafaela Schendroski
O voo e a pirueta
– Rodolfo Capler
Geração Selfie (Editora Quitanda);”O País dos Evangélicos” (Fonte Editorial);”Projeto de Poder” (Fonte Editorial) e “Conectados” (Fonte Editorial)
– Rosa Gomes
Mistério na Cabana
– Rosângela Miranda dos Santos.
Esconossauro o dinossauro que gosta de brincar e Esconossauro o dinossuro que gosta de brincar agora quer cantar.
– Vanessa Leite
A Princesa Água
Publicar comentário