Piracicaba tem atendimento em libras
Com o intuito de facilitar o atendimento e promover a acessibilidade nos serviços municipais às pessoas surdas ou com deficiência auditiva, a Secretaria de Governo de Piracicaba lançou a Central de Libras, plataforma digital que poderá ser acessada em todos os prédios públicos via QRCode. O lançamento foi realizado no Centro Cívico.
A solução é gerenciada pela Icom e foi desenvolvida pela Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). Vai intermediar a comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de serviços de interpretação. Ela permite a comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e os agentes dos serviços públicos municipais da Prefeitura de Piracicaba, por meio da tradução e interpretação em tempo real por áudio, vídeo, texto (chat) e telefonia.
Com o apoio da Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), a Prefeitura vai aplicar o uso da plataforma em todas as secretarias, alcançando todos os serviços públicos que são oferecidos pela Prefeitura de Piracicaba.
COMO FUNCIONA – A Central de Libras funciona por meio do sistema QRCode, que estará em cartazes afixados nos prédios públicos municipais. Com o uso de celular com internet, a pessoa surda que opta pela comunicação em Libras pode acessar o aplicativo apontando a câmera do aparelho para o QRCode. A plataforma será iniciada imediatamente e um intérprete online fará a intermediação entre usuário e servidor.
A plataforma funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Os usuários terão acesso aos serviços de interpretação em Libras por meio de um sistema que permite a transmissão em tempo real e a comunicação ocorrerá virtualmente, conectando o munícipe com deficiência auditiva, a Central de Libras e o servidor municipal (ouvinte).
Publicar comentário