A carregar agora

Modernização na gestão da saúde em Piracicaba

Samu

Modernização na gestão da saúde em Piracicaba

A Secretaria de Saúde de Piracicaba-SP instituiu o Sistema de Regulação Integrada da Secretaria de Saúde (Siresp) por meio da Portaria nº 43/24, publicada no Diário Oficial do Município em 06/12. A medida tem como objetivo promover a igualdade no acesso aos atendimentos de saúde e modernizar os instrumentos de gestão. Com a criação do sistema, foi também estabelecida a Coordenação de Regulação Integrada da Secretaria de Saúde (Criss).

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, a unificação da Central de Atendimento ao Usuário SUS (Centrus) e do Serviço de Avaliação e Controle (SAC) em um único espaço, no prédio do Centro Cívico, permitiu a implantação do Siresp. “O sistema amplia a capacidade gestora sobre o SUS, com uma estrutura completa, regionalizada e hierarquizada, consolidando a Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde em urgência, emergência e autorregulação”, destacou. Ele também explicou que a iniciativa otimiza o fluxo de usuários nas unidades de saúde do município e fortalece a integração com municípios vinculados ao Departamento Regional de Saúde da 10ª Região (DRS-X).

A Criss é responsável por organizar e coordenar a regulação do sistema municipal, utilizando o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), gerido pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). O órgão atuará na gestão de vagas hospitalares e ambulatoriais, integrando os trabalhos das centrais municipais e regionais, e aprimorando a administração de pagamentos, orçamentos e contratos do SUS em Piracicaba.

Entre os objetivos da Criss estão:

  • Articular as centrais de regulação municipais e regionais;
  • Identificar e corrigir falhas na comunicação intersetorial e com as Centrais Regionais;
  • Promover capacitações, seminários e oficinas para qualificar as equipes;
  • Emitir pareceres sobre atos normativos e relatórios de efetividade das práticas de regulação;
  • Avaliar a relação custo-benefício dos processos de manutenção.

A implementação do Siresp e da Criss representa um avanço significativo para a modernização da gestão da saúde em Piracicaba, fortalecendo o atendimento e a integração regional.

Publicar comentário