A carregar agora

Campanha visa redução de danos na rede de esgoto no período chuvoso

PLANO-VERAO-MIRANTE

Campanha visa redução de danos na rede de esgoto no período chuvoso

No Brasil, a chegada da primavera e do verão é sinônimo de dias longos com muito sol, calor, praia, férias e confraternização. Mas também é um período de grande preocupação, marcado pelo aumento das chuvas intensas e seus perigos associados.

Em 2024, o início das estações mais quentes do ano é acompanhado por um longo período de estiagem e registros de temperaturas acima da média, um claro alerta para as mudanças climáticas e eventos extremos da natureza.

De acordo com o Centro de Operações Integradas da Mirante, em 2024 foram registrados 6.957 casos de obstrução da rede de esgoto, causados pelo excesso de lixo, gordura e água da chuva. Esses problemas, amplificados durante a temporada de chuvas, refletem a sobrecarga na infraestrutura sanitária.

Para minimizar esses impactos, a Mirante lança anualmente a campanha Plano Águas de Verão, com o objetivo de conscientizar a população de Piracicaba sobre os riscos de sobrecarga na rede de esgotamento sanitário. Pequenas atitudes podem evitar grandes transtornos.

Um dos focos da campanha é combater o descarte incorreto de lixo em vasos sanitários e ralos de pias. Esses resíduos, que funcionam como “barreiras” na rede coletora de esgoto, incluem fraldas, gordura, preservativos, absorventes, papel higiênico, embalagens plásticas e até fio dental. Em 2024, a Mirante retirou cerca de 66 toneladas de resíduos sólidos das tubulações, material que obstrui o fluxo de esgoto e causa o retorno dos dejetos às residências.

Outro problema recorrente é a conexão inadequada entre a rede de esgoto e a drenagem de águas pluviais. A rede de esgoto não foi projetada para receber água da chuva, mas em muitas residências essas tubulações estão interligadas. Esse erro técnico agrava os extravasamentos de esgoto durante tempestades, prejudicando a saúde pública e expondo a população a doenças.

Para prevenir esses problemas, a Mirante orienta a população a:

  • Descartar o lixo corretamente, evitando jogá-lo na rede de esgoto.
  • Separar as redes de esgoto e drenagem pluvial, canalizando a água da chuva para calhas, bocas de lobo e galerias, que a conduzam até os córregos e rios da cidade.

Além disso, as condições climáticas deste ano despertam atenção especial. O fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Pacífico Equatorial, está associado a eventos extremos, como ondas de calor intenso e aumento das chuvas em algumas regiões, incluindo o Sudeste. É um alerta para redobrar os cuidados no período mais aguardado do ano.

“Quando falamos em fenômenos globais, como o aquecimento dos oceanos e o estresse climático resultante, imaginamos que são questões distantes, sob responsabilidade dos grandes atores da comunidade internacional. Mas nossas casas estão na linha de frente, vulneráveis a esses fenômenos e à ausência de cuidados básicos. Pequenas atitudes podem evitar problemas, como os extravasamentos, tão comuns no início do período chuvoso. Quanto mais limpos forem os caminhos das águas pluviais em nossas cidades, menos transtornos nós e nossos vizinhos enfrentaremos nesta época do ano”, alerta Flávia Miranda, gerente de operações da Mirante.

“O Plano Águas de Verão 2024/2025 integra ações das áreas de responsabilidade social, operações e comunicação”, explica Andréia Ferreira, coordenadora de comunicação e responsabilidade social da Mirante.

A campanha inclui palestras e distribuição de materiais educativos em associações de bairro, escolas e encontros com grupos específicos, como lideranças comunitárias, professores, aposentados e empresários. “As redes sociais também desempenham um papel importante na ampliação das orientações, garantindo que a conscientização alcance o maior número de pessoas e promova mudanças reais de comportamento”, finaliza Andréia.

Publicar comentário