Piracicaba homenageia artistas no Prêmio Pirarazzi de Cultura
Piracicaba se prepara para celebrar a criatividade e o talento de seus artistas na 4ª edição do Prêmio Pirarazzi de Cultura, iniciativa que visa reconhecer e promover as diversas manifestações culturais da cidade. O evento, que ocorrerá no próximo dia 9 de abril (quarta-feira), promete ser uma verdadeira festa para a arte local, reunindo talentos da música, teatro, dança, artes visuais, literatura, entre outros segmentos artísticos alocados em 30 categorias.
A cerimônia de premiação será no Teatro Erotides de Campos (Engenho Central), a partir das 20 horas, e contará com a presença de artistas renomados, autoridades municipais e a comunidade em geral. Durante a noite serão entregues troféus e homenagens a artistas que se destacaram ao longo do último ano, além de apresentações ao vivo que prometem encantar o público.
O Prêmio Pirarazzi de Cultura, que já se tornou uma tradição na cidade, é uma oportunidade para valorizar a produção cultural de Piracicaba e incentivar novos talentos. O processo de votação iniciou em janeiro deste ano e constou com uma diversidade de participantes, evidenciando a riqueza cultural da região.
A organização do evento destaca a importância de reconhecer o trabalho dos artistas locais, que, muitas vezes, enfrentam desafios para se estabelecer e se manter no cenário cultural. “O Prêmio Pirarazzi é uma forma de dar visibilidade a quem faz a cultura acontecer em nossa cidade. É um momento de celebração e valorização do que temos de melhor”, afirma Elson de Belém, idealizador do Prêmio desde 2019.
Além da classe artística, toda a sociedade piracicabana é convidada a prestigiar a cerimônia e apoiar os artistas locais. Com uma programação diversificada e cheia de surpresas, a 4ª edição do Prêmio Pirarazzi de Cultura promete ser um marco na agenda cultural da cidade, reafirmando o compromisso com a arte e a cultura.
Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser acessadas no perfil do prêmio no instagram @ppcultoficial ou no email ppcultoficial@gmail.com.
Atração principal do evento: apresentação do número do musical Pop & Rock Jukebox
Espetáculo musical com sucessos do Pop e do Rock internacionais dos 80, 90 e 2000 interpretados pelo Ensemble Allegro Vocale, banda ao vivo e um show de luzes.
Dentre vários sucessos estão no repertório It’s Raining Men, I Will Survive, Go West, Mamma Mia!, Dancing Queen, Chandelier, Love On Top, Livin’ on a Prayer, Don’t Stop Believing, Under Pressure, Killer Queen e Somebody To Love. Direção do maestro Lucas Lopes e de Patricia Veiga.
Ensemble Allegro Vocale
Pioneiro no estudo de musicais na região metropolitana de Piracicaba, o Ensemble Allegro Vocale se dedica a montagens de peças de teatro musical e shows. Em seus doze anos de formação produziu cerca de 30 espetáculos, concertos e recitais, estando entre os principais: quatro edições da série Broadway in Concert, duas temporadas do musical A Casamenteira, baseado em “Hello, Dolly!” o premiado espetáculo Mamma Mia! – O Show, o musical Legítima Defesa, baseado em “Chicago” e o espetáculo Disney on Broadway.
Recentemente, produziu A Pequena Sereia em Concerto e A Família Addams – Uma Comédia Musical, que lhe rendeu prêmio de Melhor Espetáculo.
Teve em seu elenco fixo mais de 100 artistas entre cantores, atores e bailarinos e contou com a participação de mais outra centena de artistas convidados na cidade de Piracicaba. Tem como diretores associados o maestro Lucas Lopes e Patrícia Veiga.
Artista Homenageado do Ano: Maestro Marco Antônio Abreu Moraes
Iniciou seus estudos de música em 1978, na Banda da Guarda Mirim de Piracicaba. Em 1980, ingressou no Conservatório de Tatuí (CDMCC) onde cursou clarineta com o Prof. Nivaldo Donegá, e tocou sob regência dos Maestros José Antonio Coelho e José Antonio Pereira no Projeto 79. Foi aluno da maestrina Cíntia Pinotti como bolsista da EMPEM em 1.981. Depois de um hiato de 5 anos, passou a tocar saxofone em 1987, tendo como Mestres José Barbosa, Lázaro Nogueira (CDMCC), Helena Schaeffel (música de câmera) e saxofone jazz com o Prof. Eduardo Pecci (Lambari), de 1991 à 1993. Trabalhou na Orquestra do Maestro Osmar Milani durante oito anos, tendo tocado com a Ed Costa Internacional, Leopoldo de Tupã, entre outras orquestras. Entre os artistas que acompanhou estão: Chico Batera (lançamento do CD), Flávia Virgínia e os Ostras.
Como compositor participou do Festival do Choro do Rio de Janeiro, Festival de Música de Americana, e Festival de Música Popular de Londrina. Lançou o Song Book “Algumas canções…” com playback em 2003 e o Song Book Meus choros, com harmonização e revisão do pianista Samuel Gustinelli Neto em 2010, e os métodos de saxofone popular básico e avançado que leva seu nome. Tem se dedicado a lecionar saxofone e clarineta, tendo formado inúmeros instrumentistas na prática de música popular. Atua como saxofonista e regente da PJBE – BIG BAND PIRAJAZZ, da qual é fundador, tendo fundado os quintetos de saxofones Saxanagem e o Saxomaníaco com apresentações em vários espaços culturais da cidade. Exerceu a função de Maestro da Banda do Instituto Formar de Aprendizagem profissional, antiga Associação Guarda Mirim de Piracicaba, onde leciona teoria musical, clarineta, flauta transversal e saxofone. Como produtor e arranjador e arregimentador, produziu discos de grupos gospel de Piracicaba e região.
Entre seus CDs se destacam: Projeto Brasil (1998), Sophisticated Choro (2003), e o CD lançado no ano de 2007, “Eu Vou Bem, Obrigado, além do CD Vertentes com clássicos da música Pop e MPB. Recentemente fez 18 arranjos para a Coleção Memória Musical Caipira, da Miolo Musical, projeto apoiado pelo PROAC.
Homenagem póstuma: musico Eloy Porto Neto
Músico profissional desde os 17 anos de idade, iniciou estudos na Guarda Mirim de Piracicaba, sob orientação do maestro João Romeu Pitolli e Luiz Claudio Alves. Formado pela Universidade Metodista de Piracicaba, no curso de “Música Licenciatura”, ministrou aulas nas classes de metais e regeu a banda do Instituto Formar de aprendizagem profissional na cidade de Piracicaba. Experiências: Participou de várias formações de MPB e Jazz, entre elas a “PIRAJAZZ BAND Experimental”, de Piracicaba; grupo “Falando da Vida”, de Piracicaba; “Torres Jazz Band”, de São Paulo; “The Jazz Brothers”, de São Paulo; “Hot Club de Piracicaba”, grupo “Fat Family”. Tocou também com a cantora Flavia Virginia e participou do programa de TV “Sabadaço”, da rede Bandeirantes; também teve participação junto a cantora Thereza Alves no programa Sr Brasil, na TV Cultura apresentado por Rolando Boldrin e na Rede Globo de televisão com a atriz e cantora Bibi Ferreira no programa do Jô. Participou de gravações dos CDs: “Livro Mãe”, da cantora Flavia Virginia, “ Vou Bem, Obrigado”, do saxofonista Marco Abreu; “TALKING”, do guitarrista Ricky Furlani; “Por um Fio”, de Lú Garcia; “Clamor”, do IBNV, “Labirinto” da orquestra Vintena Brasileira, “Bituca” também com a orquestra Vintena Brasileira e “André Marques Sexteto”, “QHCP” e “Amigos” com o Hot Club de Piracicaba.
Em novembro de 2013 lançou seu primeiro trabalho como músico solista com o álbum “O Cântaro”. Teve participações nos Festivais de Jazz e Blues de Guaramiranga, Rio das Ostras, Garanhuns, Fortaleza e Recife, onde teve a oportunidade de presenciar workshops e oficinas com importantes músicos, entre eles, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, André Marques, Itiberê Zwarg, Jovino Santos Neto, Marcio Bahia, Vinícius Dorin, Nenê, Hélio Delmiro, e outros. Em 2008 a 2013, integrou a Orquestra Vintena Brasileira e o grupo André Marques sexteto. Formou e regeu o coral gospel Yaweh (1998 – 2003); formou e regeu a orquestra da Igreja Evangélica Ass. De Deus Betânia; foi professor de música no Centro Internacional de Missões em São Lourenço – MG (2003 -2005).
Serviço:
Prêmio Pirarazzi de Cultura 4° edição
Evento de premiações e homenagens
Dia 9/4/2025 (quarta-feira) 20 horas
Teatro Erotides de Campos Engenho Central
Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central, Piracicaba/SP
Ingressos gratuitos no site megabilheteria.com (3 por CPF)
Leve 1 L de leite para doação a Casa do Bom Menino
Realização
Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria de Ação Cultural
Pirarazzi Entretenimento
EB Produções Artísticas
Apoio
Mega Bilheteria
Fábio Moura Produções
Foto: Homenageado do ano Maestro Marco Ântonio Abreu Moraes (crédito Erick Jorge)
Publicar comentário