Pela primeira vez, São Pedro terá ambulância própria do SAMU
A saúde de São Pedro está a ponto de alcançar um novo patamar de qualidade nos serviços prestados ao cidadão: em uma parceria com a Secretaria de Saúde de Piracicaba, a Prefeitura de São Pedro iniciará, no próximo dia 25 de maio, o treinamento e capacitação de uma equipe médica que atenderá os pacientes em situação grave por meio de viatura de suporte avançado, desenvolvida para as ocorrências mais complexas, tanto de urgência quanto de emergência. Trata-se do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atendimento pré-hospitalar disponibilizado, pela primeira vez, ao cidadão em uma base situada no município de São Pedro.
A partir de junho, São Pedro contará com a sua própria ambulância do SAMU, que já se encontra à disposição no pátio da Prefeitura, e que será tripulada por uma equipe devidamente capacitada, composta por enfermeiro e condutor socorrista.
Até lá, esses profissionais, que já possuem experiência nesse tipo de serviço, passarão por mais 200 horas de treinamento em atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, a fim de atender, resgatar e transportar pacientes para hospitais e outros locais de atendimento.
Para Leandro Carneiro Sanches, secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, ter o SAMU em território são-pedrense é um marco histórico para o cidadão porque, além do ganho na logística, agiliza o tempo de resposta nos casos de urgência e emergência, aprimorando o atendimento primário, fundamental para a correta avaliação da condição na qual o paciente se encontra, além do nível de seus ferimentos e da gravidade do quadro médico.
“Com o SAMU, a tendência é de redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das sequelas decorrentes da falta de socorro precoce”, explicou o secretário, que, na última sexta-feira, 10, esteve em Piracicaba, acompanhado da administradora do Hospital São Lucas (Santa Casa), Miriam Souza; a gerente da Santa Casa, Tatiane de Cássia; e a responsável técnica da UPA de São Pedro, Elaine Danova. Lá eles se reuniram com Marcelo Pinto Carvalho – assessor do secretário de Saúde de Piracicaba, Augusto Muzilli; o diretor administrativo da Secretaria de Saúde de Piracicaba, Manoel Gustavo Aguiar; e a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), Juliana Baldan de Barros, responsável pelos treinamentos do SAMU.
Publicar comentário