Saúde responde ofício sobre o refeitório do CRAB Piracicamirim
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, após receber reclamação de servidores que atuam no CRAB Piracicamirim sobre a falta de espaço para refeição desrespeitando a Norma Regulamentadora nº 24, protocolaram ofício no dia 24 de abril, questionando o secretário de administração, Luis Fernando Dagnone Cassinelli, com cópia para Augusto Muzilli Júnior, na época, Secretário Municipal de Saúde. Depois de quatro meses, o secretário de saúde, Dr. Marcelo Pinto de Carvalho, enviou documento ao Sindicato, respondendo os questionamentos.
Segundo o secretário, devido a incidência de dengue no município a secretaria teve que ampliar a assistência, ofertando atendimento na UBS do Piracicamirim, com inclusão de sete servidores na unidade, sendo dois daquela unidade transferidos para outras. Durante este período que a UBS atendeu os casos de dengue, houve acréscimo de cinco servidores ao seu quadro.
No caso da estrutura do refeitório, o secretário informou que não houve prejuízo, sendo mantida a cozinha para a utilização dos servidores exatamente nos mesmos moldes e estrutura de antes, com a inclusão temporária de outro ambiente para atender a demanda. “Na visita feita em abril, por esta diretoria, foi constatado que os servidores estavam realizando as refeições na lavanderia, diferentemente do que foi informado pelo atual secretário”, disse Valdir Martins, diretor responsável pela Ouvidoria do Sindicato.
O secretário explicou ainda que o local externo da unidade, foi adequado pelos próprios servidores, sendo uma opção para realizar suas refeições, dentro das condições de higiene e salubridade. “Ainda na visita de abril, foi nos informado que a copa dos servidores foi transformada em sala para atender a demanda ocasionada pelo alto índice de dengue, ficando os servidores sem o local para alimentação”, relatou Martins.
Carvalho finalizou o documento ressaltando que estas ações foram excepcionais da administração pública e estas medidas foram tomadas em caráter emergencial para não gerar desassistência da população e de forma temporária para atender a população. Encerrando o atendimento de referência na UBS em 31 de maio, pois nos dias subsequentes, uma nova unidade foi aberta para este fim, estruturada em parceria com o Tiro de Guerra.
A visita na unidade foi feita pelo diretor responsável pela Ouvidoria, José Valdir Martins e pelas diretoras, Renata Perazoli e Marcela Lima. Após o recebimento do ofício, a diretoria visitou o local para verificar se o refeitório havia sido normalizado.
Portanto, a diretoria do Sindicato entende que a solução para a questão do espaço do refeitório dos servidores do CRAB Piracicamirim só foi alcançada após a conclusão do atendimento relacionado à dengue. Lamenta-se que a resolução tenha ocorrido apenas após a normalização deste atendimento e em decorrência do ofício encaminhado por esta entidade sindical.
Publicar comentário